O primeiro passo desta receita é preparar todos os ingredientes. Pique a cebola e dois dentes de alho em pedaços bem pequenos e corte 300 gramas de tomate aos cubos. Prepare ainda dois copos de arroz carolino Cigala, uma folha de louro, uma mão mal cheia de sal grosso, uma colher de chá de colorau e azeite a gosto.
Para confecionar este maravilhoso arroz, tão tipicamente português, comece por fazer um refogado para dar ainda mais sabor ao prato. Coloque um pouco de azeite no fundo de um tacho e adicione a cebola já previamente picada e a folha de louro. Deixe cozinhar por três minutos até que a cebola fique translúcida.
Após o passo anterior estar concluído, adicione o alho já preparado, mexa e aguarde mais um minuto até este cozinhar e libertar todo o seu sabor e aroma. De seguida, polvilhe com o colorau e misture tudo muito bem.
Está na hora de adicionar o sabor chave desta receita! Acrescente o tomate cortado, no tacho, mexa até ter os sabores todos bem misturados e deixe cozinhar em lume brando por mais três minutos.
De seguida, adicione os dois copos de arroz carolino Cigala, ideal para o arroz “malandrinho”, e envolva bem adicionando quatro copos de água para deixar o arroz cozido no ponto certo. Não se esqueça do sal.
Aguarde cerca de vinte minutos até o prato estar pronto e sirva de imediato para que o arroz não perca o molho.
O arroz de tomate é uma receita muito familiar no seio dos portugueses e pode ser combinado com os mais diversos pratos. A Cigala sugere que acompanhe este delicioso arroz com filetes de pescada ou rojões de porco. Bom apetite!