Para que este prato seja um sucesso autêntico, comece por reunir todos os ingredientes necessários para a confeção do mesmo. Pique uma cebola média, dois dentes de alho e um pouco de coentros frescos. Em cubos pequenos, corte 150 gramas de pimento vermelho, 150 gramas de pimento verde e 200 gramas de tomate. Reserve duas chávenas de arroz carolino Cigala, uma folha de louro e sal a gosto.
Primeiramente, é necessário cozer o bacalhau. Coloque o peixe numa panela com água e deixe ferver por 5 minutos. Aguarde uns minutos até o bacalhau arrefecer e, depois disso, retire tanto a pele como as espinhas.
De seguida, desfie o bacalhau com a ajuda de um garfo e reserve a água que usou para a cozedura do peixe para utilizar mais tarde.
Num tacho à parte, comece por fazer um refogado para que este prato apresente todo o sabor a que tem direito. Coloque um pouco de azeite no tacho juntamente com a cebola, o alho e os pimentos e deixe que estes cozinhem por aproximadamente 10 minutos.
Acrescente ao preparado anterior, o tomate já previamente cortado, mexa e deixe refogar mais um pouco para que todos os sabores se misturem.
Recorra à água que utilizou para cozer o bacalhau e coloque duas chávenas desse mesmo caldo no refugado para que este obtenha um sabor mais intenso e apurado.
Assim que a água começar a ferver, adicione as duas chávenas de arroz agulha Cigala e mexa tudo muito bem.
Deixe cozer por aproximadamente 5 minutos e adicione as lascas de bacalhau já preparadas anteriormente. Envolva tudo e aguarde por mais 5 minutos.
Para finalizar, polvilhe com coentro picados e sirva este maravilhoso arroz de imediato!
Portugal é um país muito associado ao consumo de bacalhau, normalmente característico da constituição de uma mesa natalícia. Este alimento popular entre todos nós, pode ser confecionado nas mais variadas formas.
Arroz de bacalhau é um prato delicioso com ingredientes frescos e saborosos para degustar na hora da refeição. Desfrute desta refeição juntamente com a família ou amigos e uma boa dose de alegria. Bom apetite!